Capítulo 15

 Apocalipse 15:1-8

1. Vi no céu outro sinal grande e maravilhoso: sete anjos que tinham os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a ira de Deus.
A. Outro: Isto é, em relação ao sinal de Apocalipse 12:1.
B. Sinal: Do gr. semeion (ver com. de Ap 12:1).
C. Grande e admirável "maravilhoso": Com referência a seus efeitos abrangentes.
D. Sete anjos: Sobre o número “sete”, ver com. de Ap 1:11.
E. Sete últimos flagelos: Literalmente, “sete pragas, as últimas". Estes flagelos são descritos em Apocalipse 16. São as últimas no que se refere ao tipo; não haverá mais pragas como estas, embora a destruição final de Satanás e dos pecadores ainda seja posterior (Ap 20:11-15).
F. Consumou: Do gr. teleō, “terminar”, “executar”, “realizar”, “cumprir”. A punição reservada para os adoradores da besta e de sua imagem (Ap 16:2) é executada nos sete últimos flagelos (ver com. de Ap 14:10).
G. Cólera "ira" de Deus: Ver com. de Ap 14:10.

2. Vi como que um mar de vidro, misturado "mesclado" com fogo, e também os que venceram a besta, a sua imagem e o número do seu nome. Eles estavam em pé junto ao mar de vidro, tendo harpas que lhes foram dadas por Deus.
A. Mar de vidro: Ver com. de Ap 4:6.
B. Mesclado de fogo: O mar de vidro é comparado “ao cristal" (Ap 4:6).Aqui ele tem um tom de fogo, sem dúvida, por refletir a glória de Deus.
C. Os vencedores: Estas são as pessoas que responderam e aceitaram a mensagem de advertência (Ap 14). Foram salvas da aflição do mundo e, então, se encontram seguras no reino de Deus. A vitória foi conquistada por meio do sangue do Cordeiro (Ap 12:11).Permaneceram leais a Deus mesmo quando a pena de morte foi pronunciada (ver com. de Ap 13:15). Por isso, estão seguras no mar de vidro. A batalha é terminada, e a vitória é completa. Venceram, triunfaram e, então, cantam o hino da vitória na presença de Deus.
G. Número do seu nome: Ver com. de Ap 13:18.
H. Harpas de Deus: Ver com. de Ap 5:8; 14:2. Os v.2 a 4 são parentéticos. Antes da apresentação dos terríveis sete últimos flagelos, o profeta vislumbra o triunfo da igreja de Deus sobre todos os inimigos. Os santos não serão tragados pelo castigo avassalador, mas, sim, livrados.

3. E entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: "Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!
A. Cântico de Moisés: Sem dúvida, esta é uma referência ao cântico de livramento realizado depois que Israel atravessou o Mar Vermelho (Êx 15:1-21). Esse cântico celebrou a libertação da opressão egípcia; e o novo cântico celebra o livramento da tirania de “Babilônia, a Grande” (Ap 17:5).
B. Servo de Deus: Moisés é chamado de “servo do SENHOR" (Js 14:7; Êx 14:31).
C. Do Cordeiro: O livramento dos santos é realizado por Cristo, o Cordeiro de Deus (ver com. de Ap 17:14). Portanto, é natural que Ele seja adorado e exaltado no cântico de libertação.
D. Grandes e admiráveis: Há muitas alusões à fraseologia do AT neste cântico. As admiráveis obras de Deus são exaltadas (Sl 139:14; 111:2, 4). Aqui a referência deve ser específica às “obras” de Deus nos sete últimos flagelos. O “sinal” em torno dos flagelos é chamado de “grande e admirável” (Ap 15:1).
E. Senhor Deus, Todo Poderoso: Ver com. de Ap 1:8.
F. Justos e verdadeiros: Ou, “justos e genuínos” (comparar com Dt 32:4, LXX; Sl 145:17; Ap 16:7; 19:2).
G. Rei das nações: As evidências textuais se dividem entre as variantes "Rei das nações” e “Rei das eras". O Senhor é chamado de “Rei das nações" (Jr 10:7). Isso concorda com o pensamento de João, que prediz que todas as nações "virão e adorarão" diante de Deus (Ap 15:4).

4. Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo. Por isso, todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos."
A. Quem não temerá [...]? Comparar com Jr 10:7. A mensagem do primeiro anjo é: "Temei a Deus e dai-Lhe glória" (Ap 14:7). Os santos deram ouvidos a esse apelo e, quando sua peregrinação termina. eles se unem nesta bela exaltação de louvor à glória de Deus. Os adoradores da besta tinham clamado: “Quem é semelhante à besta?”(Ap 13:4).
B. Glorificará o Teu nome: Comparar com SI 86:9.
C. Santo: Do gr. hosios (ver com. de At 2:27; cf. com. de Ap 13:34). Este adjetivo se refere a Deus (Dt 32:4,LXX). Essa é a primeira das três razões mencionadas para que os seres humanos glorifiquem o Criador. As outras duas são: “por isso, todas as nações virão e adorarão diante de Ti” e “porque os Teus atos de justiça se fizeram manifestos".
D. Os Teus atos de justiça: Uma referência aos juízos de Deus contra a besta, sua imagem e seus adoradores.

5. Depois destas coisas, olhei, e abriu-se no céu o santuário do tabernáculo do testemunho.
A. Santuário: Do gr. naos (ver com. de Ap 14:15).
B. Tabernáculo do Testemunho: Ou, “tenda do testemunho”. Ao que tudo indica, este nome se aplica ao lugar santíssimo (ver com. de Nm 17:7). Também pode se referir a toda a estrutura do santuário (At 7:44; ver com. de Nm 9:15). Aqui é mais provável que esteja em mente o segundo significado. O tabernáculo do deserto era um tipo do “verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem”(Hb 8:2).

6. E os sete anjos que tinham os sete flagelos saíram do santuário, vestidos de linho puro e resplandecente e cingidos, à altura do peito, com cintos de ouro.
A. Sete anjos: Ver v.1.
B. Linho: Evidências textuais apoiam a variante “pedra”. Porém, isso seria uma imagem incomum e improvável. Vestes brancas são a indumentária típica dos seres celestiais (Mt 28:3; Lc 24:4; At 1:10; cf. At 10:30).

7. Então um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da ira de Deus, que vive para todo o sempre.
A. Quatro seres viventes: Ver com.de Ap 4:6-8.
B. Taças: Do gr. phialai, “tigelas", como as que eram usadas para ferver líquidos, beberou derramar libações. Na LXX, a palavra é usada para designar “bacia” (Êx 27:3; Nm 7:13).

8. O santuário se encheu da fumaça da glória de Deus e do seu poder, e ninguém podia entrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos.
A. Encheu de fumaça: Comparar com Êx 40:34,35; Is 6:4.
B. Ninguém: Sem dúvida, isto significa que o período de intercessão terminou. Ninguém pode entrar e ter acesso ao trono da misericórdia. O tempo de preparo acabou; é chegada a hora do derramamento da ira de Deus sem misericórdia.

REFERÊNCIAS

Bíblia Online (Almeida Revista e Atualizada, Bíblia - Almeida Corrigida Fiel, Bíblia - Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil). https://www.bibliaonline.com.br/.


Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia: Filipenses a Apocalipse, Volume 07. CPB, Tatuí, SP. 2014.