Reinos em Colisão

Quatro animais estranhos
1. Introdução
    A visão de Daniel 7, é semelhante ao sonho de Daniel 2, onde os metais correspondem ao mesmo período representado pelos animais. Porém, Daniel 7 amplia o que foi revelado em Daniel 2. A visão ocorreu à noite e retrata o mar agitado pelos quatro ventos. [...] Felizmente, alguns detalhes essenciais da visão foram explicados pelo anjo, para que pudéssemos compreender os principais desdobramentos dessa incrível profecia. Em Daniel 7 revela que, depois de uma sequência de poderes mundiais, os quais governaram o mundo com extrema crueldade, o tribunal celestial é estabelecido, e o Filho do Homem recebe o poder e o reino para governar eternamente com Seu povo (LES, Lição 8 de Dn 7).
    Em Daniel 7, temos uma transição, mudança do concreto (história) para o simbólico (profecia), da escrita aramaica para a hebraica.
    Assim, como os quatro animais (bestas) representam reis/reinos, às águas, são identificadas na Bíblia (Ap 17:15) como símbolo de  ‘povos, multidões, nações e línguas’ (ver também Is 17:12,13; Jr 46:8; 47:1,2). 
Qual é a essência do que foi mostrado a Daniel 7 e qual é o assunto da visão?
    No sonho Daniel viu quatro animais grandes e diferentes uns dos outros, que subiam do Grande Mar, o qual era agitado pelos quatro ventos do céu (Dn 7:1-3).
- Os quatro animais: Deus mostrou ao profeta vários animais com aparências diferentes.
- O chifre pequeno: Do quarto animal com dez chifres emerge um chifre pequeno que blasfema contra Deus e persegue o Seu povo.
Juízo celestial: O tribunal celestial condena o chifre pequeno e traz livramento e salvação ao povo de Deus.
A vinda do Filho do Homem: O Filho do Homem sai do juízo celestial para vindicar Seu povo.
Os santos do Altíssimo: Os santos sofrem perseguição mas permanecem fiéis a Deus.
2. Os quatro animais
O que representam os quatro animais que subiam do mar? Daniel 7:17  
    Cada animal revelado a Daniel correspondia a uma parte da estátua mostrada a Nabucodonosor; porém, nessa visão, foram dados mais detalhes sobre cada reino. É interessante que as criaturas, simbolizando nações pagãs, eram animais impuros 
(LES, Lição 8 de Dn 7).
    Aqueles grandes animais representam reis ou reinos. A visão de Daniel 7 está diretamente relacionada com o sonho de Nabucodonosor de Daniel 2. Os mesmos impérios apresentados pelos metais da estátua são apresentados nas figuras de quatro animais (BíbliaFácil - Daniel).  

Leão com asas de águia (Dn 7:4): O leão como rei das feras e a águia como rainha das aves representavam adequadamente o império de Babilônia no auge da sua glória (Jr 4:6,7,13; 50:17). Babilônia dominou de 605 a.C. até 539 a.C. Os leões alados decoravam as paredes do palácio e outras obras de arte babilônicas. O leão descrito na visão teve suas asas arrancadas, foi levantado e posto em dois pés como homem e recebeu um coração humano. Esse processo simboliza a decadência do Império Babilônico sob seus reis posteriores (BíbliaFácil - Daniel; LES, Lição 8 de Dn 7).  
Urso com 3 costelas (Dn 7:5): O urso representa o Império Medo-Persa. O fato de ser levantado sobre um lado indica a superioridade dos persas sobre os medos. As três costelas entre os dentes representam as três principais conquistas do Império Medo-Persa: Lídia (547 a.C.), Babilônia (539 a.C.) e Egito (525 a.C.). A Medo-Pérsia dominou o mundo de 539 a.C. até 331 a.C. (BíbliaFácil - Daniel; LES, Lição 8 de Dn 7). 
Leopardo com 4 asas e 4 cabeças (Dn 7:6): O anjo Gabriel, ao interpretar a visão de Daniel 8, diz claramente que "Aquele carneiro com dois chifres, que viste, são os reis da Média e da Pérsia; mas o bode peludo é o rei da Grécia" (Dn 8:20,21). O leopardo é um animal feroz, carnívoro, veloz e ágil nos movimentos (Hc 1:8). As quatro asas representa a velocidade com que Alexandre o Grande, venceu os exércitos inimigos. As quatro cabeças representam os quatro generais que dominaram o império Grego após a morte de Alexandre (Cassandro, Lisímaco, Ptolomeu e Seleuco). A Grécia dominou  entre 331 a.C. e 168 a.C. (BíbliaFácil - Daniel).
O animal terrível e espantoso (Dn 7:7): Enquanto as entidades anteriores apenas se assemelhavam aos animais mencionados, esta era uma entidade em si mesma. Isto é, os primeiros animais foram descritos como “semelhantes” ao leão ou ao urso, mas esse não foi retratado como semelhante a nada. Esse animal com vários chifres também parecia muito mais cruel e voraz do que os anteriores. Assim, ele é uma representação adequada de Roma pagã, que conquistou, governou e pisoteou o mundo com pés de ferro. O império Romano dominou o mundo entre 168 a.C. e 476 d.C. (LES, Lição 8 de Dn 7).
    Este animal causou especial espanto em Daniel, por isso o chamou de terrível e espantoso. Muito violento. Com seus dentes de ferro despedaçava e devorava suas vítimas. Este reino teria também muita concentração de poder, por isso os dez chifres. Em Daniel 2 é representado na estátua pelas pernas de ferro. Foi no período do império romano que nasceu Jesus. Na visão deste animal, Daniel faz menção especial aos 10 chifres (10 dedos dos pés da estátua), que na história representam as 10 nações que originaram a Europa.
    Em sua visão (Daniel 7:8-11) mais um chifre surgiu entre aqueles dez arrancando com isso três para dar lugar a este que começou pequeno mas, se engrandeceu muito, com um aspecto bastante assustador, pois tinha olhos e boca de homem e falava com arrogância proferindo blasfêmias. Qual será o significado deste animal e o que represente este chifre notável? (Blog Espírito de Profecia).
Que garantia Deus deu ao Seu povo em meio às ameaças das nações? Daniel 7:18,22,27.

3. Considerações
    Apesar de tanta injustiça, perseguição e provação, o povo de Deus pode olhar para o futuro com esperança. Um olhar para essa descrição profética da história mostra que a história humana culminará no juízo celestial e no estabelecimento do reino eterno do Filho do Homem. Aguardamos com ansiedade que esse reino eterno seja estabelecido em breve (LES, Lição 8 de Dn 7).

Decisão
    Depois de entender que os quatro animais proféticos representam os quatro impérios que dominaram o mundo, e que em breve os reinos deste mundo passarão aos "santos do Altíssimo."
- Estudarei a Bíblia todos os dias para continuar aprendendo os Seus ensinos.
- Confiarei sempre que o Deus Eterno controla o destino das nações.
- Entregarei meu coração e minha vontade a Deus para um dia ser cidadão do reino que em breve Ele estabelecerá, quando voltar.
Referências Bibliográficas
Guia de Estudo BíbliaFácil - Profecias de Daniel. Quatro animais estranhos.